A briga pelas Cotas PPP continua - Reprovados HI X MGI

Sim, colegas, sei que faltam 4 dias.
Contudo, os reprovados na HI agora estão contando com o reforço da DPU - Defensoria Pública da União, e continuam fazendo barulho em Brasília (me pergunto como conseguem se manter por lá).

Link 1 - https://www.brasildefato.com.br/2025/01/30/dpu-pede-que-mgi-explique-em-dois-dias-problemas-envolvendo-cotistas-negros-no-enem-dos-concursos

Este mostra alguns dados fáticos - e não achismos - sobre a Comissão de heteroidentificação.

  • Foram 637 bancas de heteroidentificação em todo o país
  • Participaram 3.257 avaliadores.
  • 415 mil pessoas se inscreveram para concorrer dentro das cotas raciais
  • Aproximadamente 46 mil delas chegaram à fase de heteroidentificação.

Lembrando que destes 46 mil, 4 mil faltaram às comissões, originalmente, que fizeram novamente nos dias 11 e 12/01/2025.

Link 2 - https://www.brasildefato.com.br/2025/01/31/rejeicao-de-autodeclarados-negros-no-cnu-e-ataque-a-politica-de-cotas-afirma-assessor-brasileiro-que-atua-junto-a-onu

É uma notícia em um aspecto mais amplo da importância das cotas, e fala de abusos cometidos por conta do distanciamento das comissões daquilo que a legislação prega quanto à autoafirmação, em relação aos pardos.

Antes de mais nada, preciso dizer que sou um homem negro, enquadrado na comissão. Mas pensado de forma pragmática, creio que não há tempo hábil para uma mudança do atual posicionamento do MGI em relação a este assunto, mesmo com o prazo de dois dias úteis de resposta solicitado pela DPU.

Alea jacta est aos reprovados.